Microsoft User CALs Vs Device CALs: O que comprar?

Devo Escolher User CALs ou Device CALs?

Frequentemente deparo-me com perguntas sobre as diferenças entre as User CALs e as Device CALs e quais são mais apropriadas ou quais comprar.

As CALs da Microsoft são as “Licenças de acesso para Cliente”.

Quando licencia software com o modelo Server + CALs, significa que necessita da licença para instalar o software no Servidor e as respectivas licenças para os Utilizadores ou Postos poderem aceder ao servidor para os mais variados serviços.

Se optar pelas Device CALs, significa que a licença fica associada a um equipamento, independentemente do utilizador em questão.
Se optar por User CALs, significa que a licença fica associada a um utilizador, independentemente do equipamento cliente em questão.

A a Microsoft fornece as seguintes imagens para ilustrar as diferenças entre User CALs e Device CALs:

 

 

 

 

 

 

O modelo da Microsoft Server + CAL é a maneira da Microsoft escalar o preço de suas soluções. Se for pequena empresa, o custo é relativamente baixo, pois só precisa comprar algumas CALs. Mas se for uma empresa de grande dimensão o custo é muito superior, pois precisará comprar mais CALs.

Então que tipo de CALs adequirir? A resposta depende sempre das suas reais necessidades. Normalmente se tiver mais funcionários que dispositivos, significa que necessita de Device CALs, se tiver mais dispositivos que funcionários significa que as User CALs fazem mais sentido.
No entanto, nos dias de hoje, quando os seus funcionários se ligam à sua infraestrutura com os seus Smartphones, portáteis e outros acessos remotos. Isto torna a gestão terrivelmente ineficiente e possivelmente faz mais sentido seguir a rota das User CALs. Devemos ter em conta ainda que para quiosques o mais certo é as Device CALs fazerem mais sentido e que podemos ainda utilizar uma solução híbrida onde podemos utilizar em simultâneo uma combinação de User e Devices.

Pequena nota: Caso tenha duvidas sobre se necessita ou não de CALs, 90% dos casos é sempre que “Sim, necessita”.

Espero ter ajudado a esclarecer esta duvida.

Pode sempre contribuir em:
ETH: 0x222F6EdC8Ed1997dfD787Cf2af32a17d17e944EC
BTC: 1J4eCzthfyTZT39RhFsg2bmrmfAG2dZcV5

Share this:

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *