Acompanhando resultado de investimentos XIRR

investimentos XIRR para iniciantes

Correto ou não, mas diferentes plataformas de investimento utilizam métodos diferentes para calcular o retorno sobre investimentos. Geralmente tais métodos são públicos, mas muitos clientes afirmam que os dados fornecidos pelas plataformas estão incorretos, “Inflacionados“. É verdade que, em certa medida, as plataformas não estão interessadas em iniciar suas apresentações com cenários pessimistas, portanto, os clientes devem pensar em como obter um indicador real de retorno.

Pode ser uma gestão simples quando investe o seu capital num único produto. Mas a maioria acaba por seguir várias linhas de investimento como fundos, empréstimos P2P, Bolsa, bitcoins ou outros projetos de investimento. Nesta altura precisamos:

a) ser capaz de comparar o retorno que nos oferece diferentes investimentos (por exemplo, comparar o investimento “A” com o investimento “B”)
b) ser capaz de calcular o resultado acumulado de nossos investimentos.

 

Investidores mais experientes normalmente seguem-se por aspetos mais específicos (Análises), adaptados a cada realidade. Mas todos nós temos que começar por algo mais genérico (Simples) para podermos pelo menos conseguir distinguir o aspeto “otimista”, “realista” e “pessimista” do nosso investimento.

A função mais objetiva para este tipo de análise é o XIRR (taxa interna de retorno em um cronograma de fluxos de caixa).

 

Para quem ainda não sabe por onde começar a diversificar, deixo aqui algumas recomendações:

Plataformas:

Mintos

Grupper

Raize

Degiro

Coinbase

Cambios:

Transferwise

Revolut

 

Deixo em anexo uma folha de calculo (Suporta MS Excel e google sheets)

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *